Fernanda Schiavinato | 06/07/2022 | 500 Visualizações

Troca de carro em 2022: Ainda Vale a Pena?

Notícias

Compartilhar:

facebook twitter icon
Publicidade

Compartilhar:

facebook twitter icon

Nos últimos anos, a pandemia de covid-19 afetou todos os setores da economia, inclusive, o mercado automotivo, tornando a troca de carro uma dúvida para o brasileiro nesse momento.

Além disso, por conta das medidas de biossegurança adotadas para frear o avanço da contaminação no país, muitas empresas tiveram de interromper suas atividades, provocando a diminuição da fabricação de peças — cujo reflexo ainda é sentido na produção de carros em 2022.

A principal delas foi o aumento no preço dos veículos, principalmente em 2020 e 2021, além da também queda na disponibilidade de alguns modelos nas concessionárias.

O principal fator que contribui para isso é justamente a escassez de peças, que acabou, principalmente em 2021, aumentando o custo de produção de veículos, dessa forma, surtindo efeito no preço final ao consumidor tanto do mercado de novos quanto de usados.

Nesse contexto, a dúvida de muitas pessoas ainda é: será que vale a pena a troca de carro em 2022? De acordo com estudo levantado pela Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), juntamente com o Webmotors Auto Insights, evidenciou-se que 95% dos participantes desejam comprar ou trocar de carro este ano.

Pensando nisso, listamos abaixo alguns cuidados importantes. Boa leitura!

Troca de carro pós-pandemia é uma boa ideia?

Com a diminuição dos casos de contaminação pelo novo coronavírus e a retomada da normalidade, a previsão é de que haja uma regularização dos preços praticados no mercado automotivo, especialmente no último semestre de 2022. Este vislumbre decorre das alternativas encontradas pelas fabricantes para minimizar a falta de peças essenciais à produção de veículos novos.

Apesar disso, alguns especialistas acreditam que não deve haver uma queda significativa no valor dos veículos zero km, já que a capacidade produtiva ainda não atingiu 100% da normalidade. Ademais, pondera-se também o aumento de taxas, como a Selic, dificultando o financiamento de veículos.

Por outro lado, o mercado de veículos seminovos apresenta uma perspectiva mais positiva. Afinal, com o aumento, ainda que discreto, da produção de carros 0 km, a presença dos modelos no mercado terá um efeito positivo na redução dos preços dos seminovos, já que as atenções estarão voltadas para a disponibilidade de veículos novos.

Nesse contexto, quem ainda não comprou um carro em 2022, caso tenha a possibilidade de aguardar por um tempo maior, em especial, o último trimestre do ano. Que poderá ser financeiramente mais viável realizar a troca de carro, seja para quem busca maior variedade em modelos novos ou, também, a queda de preços dos seminovos.

Como fazer um bom negócio na troca de carro?

Considerando as pessoas que estão buscando uma redução nos preços dos modelos usados nos próximos meses, é essencial atentar-se para aspectos que podem contribuir diretamente para a realização de um bom negócio na troca de carro. Dentre os pilares que precisam ser criteriosamente analisados, destacam-se os seguintes:

Escolha com atenção: embora haja muitas pessoas interessadas em um veículo, sempre procure analisar o histórico dos vendedores, verificando seus antecedentes, sem pressa, para evitar dores de cabeça no futuro;

Desconfie de ofertas incomuns: um dos golpes mais comuns é a oferta de veículos cujo valor está excessivamente abaixo do mercado. Assim, o ideal é analisar a tabela Fipe e sempre desconfiar quando a oferta é muito diferente da média do mercado, já que valores assim tendem a se tratar de veículos problemáticos;

Consulte o histórico do carro: embora seja um passo vital, muitas pessoas acabam ignorando alguns cuidados básicos na escolha do modelo desejado. Assim, antes de comprar um carro usado, investigue sua placa e chassi a partir de uma consulta veicular criteriosa, pois dessa forma é possível identificar, por exemplo, carros de leilão, motores duplicados, histórico de multas, sinistros, etc.

Conte com o auxílio de um profissional: quando for comprar um veículo localizado em sua região, pedir a orientação de um especialista pode fazer a diferença na hora de identificar eventuais problemas. Por isso, sempre que possível, leve-o até uma oficina mecânica de confiança e faça um test-drive.

Afinal, é melhor esperar para troca de carro?

Apesar de estar em um cenário melhor do que nos anos anteriores, o setor automotivo ainda atravessa um momento de fragilidade, em especial, na sua cadeira produtiva. Dessa forma, ao analisar friamente o mercado, o primeiro ponto para definir se vale a pena a troca de carro em 2022 é identificar os problemas atuais, bem como as previsões para solucioná-los.

Nesse contexto, a melhor maneira de ter uma resposta satisfatória é aguardar ao menos a chegada do segundo semestre. Isso porque, como vimos anteriormente, este será o momento em que a produção de veículos se tornará mais estável, havendo, inclusive, um melhor nivelamento de preços. Portanto, é melhor esperar agora, pois nos próximos meses a expectativa é de que haja preços mais competitivos.

Carro elétrico é uma opção

Embora o setor de carros elétricos seja relativamente novo no Brasil, o mercado apresenta alguns diferenciais interessantes. Segundo os usuários, uma das principais vantagens do carro elétrico passa diretamente pelo seu baixo custo de manutenção e recarga, redução da emissão de gases poluentes e menor depreciação em relação a outros modelos.

Por outro lado, a desvantagem é que o valor dos modelos disponíveis no país ainda é pouco acessível para o grande público. Em geral, veículos 100% elétricos tendem a custar alguns milhares de reais. Atualmente, para ter um modelo elétrico na garagem, o consumidor deve desembolsar, no mínimo, R$ 155 mil.

Acompanhe o valor dos carros em 2022

Comprar ou trocar de carro em 2022 é uma decisão que envolve, essencialmente, um grande planejamento financeiro. Na prática, o interessado deve avaliar seu orçamento mensal, definir prioridades, estabelecer um teto de gastos na compra de um novo modelo, entre outros aspectos.

Sendo assim, para abandonar um modelo usado por outro 0 km ou seminovo, é essencial acompanhar a evolução dos preços dos carros em 2022. Isso torna-se ainda mais importante para que o orçamento não seja comprometido, afinal, essa é uma despesa de grande porte, portanto, pode acabar acarretando prejuízos no futuro.

Trocar carro

Dessa forma, a melhor saída é pesquisar, acompanhar e comparar o preço dos veículos à venda. Hoje em dia essa tarefa é muito mais simples, afinal, existem inúmeros sites e ferramentas online que possibilitam a pesquisa de diversos veículos do conforto de casa. Porém, é sempre ter em mente também se vale a pena a troca de carro em 2022.

O que achou das nossas dicas? Se ainda está pensando em realizar a troca de carro em 2022, não deixe de conferir a Tabela Fipe com o preço médio atualizado do veículo escolhido.

Clique aqui e compare os parâmetros que poderão lhe ser muito úteis nesta escolha!

Publicidade
avatar

Autor:
Fabio Vieira

avatar

Revisor:
Bruno Contento

INSCREVA-SE

Receba notícias e novidades em sua caixa de entrada todas semana.

avatar

Autor:
Fabio Vieira

avatar

Revisor:
Bruno Contento

Publicidade

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Tabela Fipe

Guia completo para Manutenção Preventiva de Veículos em 2024

| 12/04/2024

Tabela Fipe

A Importância da Tabela FIPE na Compra de Carros em 2024

| 14/03/2024

Tabela Fipe

Dicas essenciais para Comprar Carros Seminovos ou Novos

| 14/03/2024

Tabela Fipe

A influência da Tabela FIPE no Mercado de Veículos Usados em 2024

| 15/02/2024

Tabela Fipe

Desvendando 10 mitos sobre a Tabela FIPE

| 15/02/2024

Tabela Fipe

Como é calculado o valor dos veículos na Tabela FIPE 2024

| 23/01/2024

Tabela Fipe

O que é a Tabela FIPE? Como é calculada e como consultar?

| 16/01/2024

Tabela Fipe

Tabela FIPE 2023: Como São Calculados os Valores de Veículos Usados

| 18/10/2023

Aluguel de carro

Como Funciona o Aluguel de Carros? 10 Dicas para Economizar e Aproveitar ao Máximo

| 09/10/2023

NOTÍCIAS RELACIONADAS

anterior
próximo

Tabela Fipe

10 Dicas para Vender Seu Carro pelo Melhor Preço na Tabela Fipe

| 17/05/2024

Tabela Fipe

As Melhores Práticas para Negociar o Preço de um Veículo em 2024

| 12/04/2024

Tabela Fipe

Guia completo para Manutenção Preventiva de Veículos em 2024

| 12/04/2024

Tabela Fipe

A Importância da Tabela FIPE na Compra de Carros em 2024

| 14/03/2024

Tabela Fipe

Dicas essenciais para Comprar Carros Seminovos ou Novos

| 14/03/2024

Tabela Fipe

A influência da Tabela FIPE no Mercado de Veículos Usados em 2024

| 15/02/2024