Compra e Venda de Carros
Quando decidimos comprar um carro, várias dúvidas podem surgir. Vamos esclarecer alguns mitos e verdades que são muito falados na hora de comprar carros. Confira:
Veículos das cores branco, prata e preto são mais fáceis de vender
VERDADE!Modelos dessas cores são mesmo mais fáceis de vender, mas o motivo é mais simples do que você pode imaginar: a “pureza” desses tons.
carros de um “único dono” são mais valorizados
MITO!Há donos e donos. Se o primeiro proprietário do veículo não costumava ser zeloso com ele, não adianta nada que ele também tenha sido o único. Dependendo da maneira de dirigir, a forma como foi utilizado no dia a dia e a manutenção aplicada, pode ser até que um veículo com apenas um dono esteja em pior estado de conservação do que aquele que já passou por mais de um dono, se estes forem mais cuidadosos.
carros brancos, pratas e pretos são mais fáceis de serem vendidos?
VERDADE!Os modelos nessas cores são mais fáceis de vender porque os tons das cores não mudam de acordo com o fabricante ou se tiver que retocar a pintura.
Os carros que tiveram um único dono são mais valorizados?
MITO!Isso depende muito do jeito que o proprietário cuidou do carro. Se o carro passou por vários proprietários cuidadosos e o carro está em perfeitas condições, não será desvalorizado. Existem proprietários e proprietários.
Veículos sinistrados e recuperados têm menor valor de mercado
VERDADE!Por mais que os preços sejam tentadores, ao comprar carro sinistrado, mesmo que tenha sido reparado e esteja em perfeitas condições, não vai recuperar a sua originalidade. Os sinistros são registrados pela seguradora e, quando o serviço é prestado na concessionária, também são lançados no dossiê do veículo.
Comprar carro sem juros é possível?
MITO!Não existe parcelamento sem juros. Quando a entrada equivale à metade do veículo, o parcelamento, mesmo pequeno e de longo prazo, costuma ter juros embutidos.
É mais vantajoso comprar um carro seminovo depois de dois anos do modelo?
VERDADE!Nos primeiros dois anos, a desvalorização dos carros é mais acentuada. Outro fato que torna esse negócio atraente é que, depois disso, a maioria dos modelos ainda tem garantia de fábrica mais longa - algumas marcas chegam a oferecer seis anos.
Consórcio de veículo é igual um investimento?
MITO!Não é preciso pagar juros sobre o financiamento de veículos, mas a taxa de administração é paga. Desta forma, no consórcio, o valor que você paga é superior ao valor real do bem. Se você investir a mesma quantia em aplicações financeiras todos os meses, você definitivamente terá o valor total do veículo em um período de tempo menor do que o consórcio de veículo.